Arcebispo de Salvador é confirmado pelo Papa Leão XIV em órgão responsável pela nomeação de bispos no mundo
16/02/2026
(Foto: Reprodução) Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, é nomeado em órgão responsável pela nomeação de bispos no mundo
Divulgação/Arqudiocese de Salvador
O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, foi nomeado membro do Dicastério para os Bispos, órgão da Cúria Romana responsável por auxiliar o papa na escolha de novos bispos em todo o mundo. A confirmação foi feita pelo Papa Leão XIV no último sábado (14).
O Dicastério para os Bispos exerce uma das funções mais estratégicas no governo da Igreja Católica. Cabe ao órgão estudar perfis, avaliar indicações e apresentar ao pontífice os nomes considerados aptos para o episcopado, além de acompanhar a vida e a missão pastoral dos bispos já nomeados.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Segundo o Vaticano, a confirmação dos membros é feita pelo Papa e reforça a dimensão colegial na escolha dos novos pastores da Igreja.
Além do cardeal brasileiro, foram confirmados nomes como:
Pietro Parolin, secretário de Estado;
Kurt Koch;
João Braz de Aviz;
Blase Joseph Cupich;
Joseph William Tobin;
Juan José Omella;
Anders Arborelius;
José F. Advincula;
Jean-Marc Aveline;
Grzegorz Ryś;
José Tolentino de Mendonça;
Mario Grech;
Arthur Roche;
Claudio Gugerotti;
Víctor Manuel Fernández.
Também foram confirmados outros arcebispos, bispos e membros da Cúria Romana.
Quem é Dom Sergio da Rocha
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Dom Sergio da Rocha nasceu em Dobrada (SP) e foi nomeado arcebispo de Salvador em 2020, tornando-se também primaz do Brasil, título dado ao responsável pela arquidiocese mais antiga do país.
Ele é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Ao longo da trajetória, atuou como diretor espiritual, professor e reitor do seminário diocesano de Filosofia de São Carlos (SP). Também trabalhou na assessoria e coordenação de pastorais e foi professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Antes de chegar a Salvador, foi bispo auxiliar de Fortaleza, em 2001, arcebispo de Teresina em 2008 e, em 2011, assumiu a Arquidiocese de Brasília, onde permaneceu até 2020. Ele também participou do conclave que escolheu o novo papa em 2025.
LEIA MAIS:
Membro do conclave, arcebispo de Salvador comenta possibilidade de próximo papa ser latinoamericano: 'Será motivo de grande alegria'
Arcebispo de Salvador vai participar do Conclave para escolha do novo papa
Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil é nomeado pelo Papa Francisco como membro do Conselho de Cardeais
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻