Chuva causa deslizamentos de terra, alagamentos e quedas de árvore em Salvador e região metropolitana
02/05/2025
(Foto: Reprodução) Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta sobre chuvas fortes que podem atingir até 100 mm, acompanhadas de rajadas de vento de até 100 km/h. Travessia com lanchinhas são suspensas em Salvador e Itaparica
A frente fria que chegou à Bahia na quinta (1º), fez com que a sexta-feira (2) começasse com chuvas fortes em Salvador e região metropolitana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de perigo e perigo potencial para chuvas intensas.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) contabilizou 69 ocorrências relacionadas às fortes chuvas entre 0h e 10h40 desta sexta. Os registros envolvem riscos estruturais, deslizamentos e quedas de árvores em diversos bairros da capital baiana.
De acordo com o boletim do órgão, as principais ocorrências foram:
25 ameaças de deslizamento de terra
13 avaliações de área
11 deslizamentos de terra confirmados
10 ameaças de desabamento
3 árvores caídas
2 árvores ameaçando cair
2 orientações técnicas
1 caso de infiltração
1 destelhamento
1 incêndio registrado
Os bairros com maior número de registros são:
Subúrbio/Ilhas (17 ocorrências)
Pau da Lima (12 ocorrências)
Liberdade (10 ocorrências)
Cabula/Tancredo Neves (10 ocorrências)
Cajazeiras (8 ocorrências)
Frente fria provoca chuva forte em Salvador
TV Bahia
Entre os estragos causados pela chuva em Salvador está um buraco que se abriu na Ladeira da Esperança, no bairro da Liberdade. Imagens gravadas por moradores da localidade mostram o buraco e relatam que um motorista acabou caindo e teve o carro danificado por conta dele.
As chuvas também impactaram no tráfego marítimo. A Capitania dos Portos emitiu um alerta vermelho por conta das condições adversas no mar. A recomendação do órgão é para que a navegação seja evitada, especialmente embarcações de pequeno porte. A travessia Salvador - Mar Grande, operada por lanchas, foi suspensa temporariamente como medida de segurança.
No bairro Castelo Branco, uma árvore de grande porte caiu e interditou completamente a via.
Chuva causa estragos em Salvador.
Redes sociais
Feirantes que atuam na no Centro de Abastecimento (Ceasa) de Simões Filho se depararam com o local alagado nas primeiras horas da manhã. O cenário dificultou o trabalho e a movimentação de clientes e trabalhadores.
A previsão do Inmet é de que as chuvas persistam no litoral baiano, na Região Metropolitana de Salvador e em outras áreas do estado, como Feira de Santana e Camaçari até o domingo (4).
⚠️ O órgão emitiu avisos laranja (perigo) e amarelo (perigo potencial) para alertar os moradores dessas regiões sobre chuvas fortes que podem atingir até 100 mm, acompanhadas de rajadas de vento de até 100 km/h.
Inmet emitiu alertas para a capital baiana.
TV Bahia
LEIA TAMBÉM:
Frente fria, chuva e trovoada: confira previsão do tempo para cidades baianas no feriadão do Dia do Trabalhador
Temporal causa deslizamentos de terra, desabamentos de muros e quedas de árvore em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻