Inscrições para o Festival Negritudes Globo em Salvador são abertas; saiba como participar
11/07/2025
(Foto: Reprodução) Festival Negritudes Globo
Reprodução/Globoplay
Estão abertas as inscrições para o Festival Negritudes Globo Salvador 2025. O evento acontecerá no próximo dia 24 de julho, na Casa Baluarte, no Centro Histórico da capital baiana. Neste ano, os atores Paulo Vieira, Luís Miranda, as cantoras Luedji Luna e Melly, entre outros nomes, fazem parte da programação.
📲 Clique aqui e siga o perfil do g1 Bahia no Instagram
Os primeiros nomes divulgados pela organização, na quinta-feira (11) foram os dos cantores Russo Passapusso e Seu Jorge. Os artistas dividirão a mesa "Ritmos e Sons".
A iniciativa tem como objetivo debater e celebrar as narrativas negras no audiovisual brasileiro. A abertura será marcada pela comemoração dos 50 anos do Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil. (veja abaixo a programação completa)
“Voltamos a Salvador, com o Festival Negritudes Globo, para reafirmar nosso compromisso com a valorização das narrativas negras em um território que é símbolo da cultura afro-brasileira. Esta segunda edição na cidade representa a continuidade de uma história e o reconhecimento da força criativa que pulsa em Salvador. Salvador é central para o que o Negritudes se propõe a ser. Um espaço de escuta, visibilidade e transformação por meio do audiovisual”, afirma Ronald Pessanha, líder do Negritudes Globo.
O evento terá transmissão ao vivo no g1, no canal Futura, e será apresentado pelos jornalistas Rita Batista e Vanderson Nascimento.
Vanderson Nascimento e Rita Batista vão apresentar a segunda edição do Festival Negritudes Globo em Salvador
Magali Moraes/Divulgação
A programação está prevista para ser iniciada às 09h e encerrada às 20h. Veja abaixo a programação completa do Festival Negritudes Globo em Salvador:
A abertura será marcada pela celebração dos 50 anos do bloco Ilê Aiyê;
Na sequência, acontecerá a mesa do dia, "Cantos e contos brasileiros", com a atriz Gabz, os cantores Mariene de Castro e Marcio Victor, o coreógrafo Zebrinha, mediação da jornalista da Rede Bahia, Luana Souza;
Em seguida, será realizado o painel "Informação e diversão: construindo aprendizado", em parceria com o Movimento LED - Luz na Educação. A cantora Luedji Luna, os influenciadores Camila de Lucas, Lili Almeida e Raoni Oliveira vão compor a mesa, com mediação do jornalista Vanderson Nascimento, da Rede Bahia;
O painel "O que que a Bahia tem? Bahia como fonte de inspiração", será mediado pela apresentadora da TV Globo, Rita Batista, e contará com nomes como a influenciadora Aline Patriarca, a atriz Cris Viana e a cantora Melly;
O painel "Humor é coisa de família preta" será mediado pelo apresentador Felipe Velozo e vai reunir o humorista Paulo Vieira, o produtor de elenco Rudson Martins e a roteirista Natália Cruz. A mesa tratará do humor como instrumento de cura, resistência e reconstrução de identidade;
Para encerrar, a potência musical baiana ganha destaque no encontro "Ritmos e Sons", com os cantores Seu Jorge e Russo Passapusso, que vão dividir o palco com a jornalista Luana Assiz, da Rede Bahia.
Esta será a segunda edição do Festival Negritudes Globo em Salvador. No ano passado, a programação reuniu nomes como Larissa Luz e Tatau, o cineasta norte-americano Alrick Brown, os atores Érico Bráz, Jessica Ellen, Amaury Lourenço e Maria Gal, além de escritores como Bárbara Carine, Elisa Lucinda, entre outros convidados.
Para participar da edição deste ano, é preciso preencher um cadastro no site do Sympla. Os portões serão abertos às 9h e a entrada será por ordem de chegada. Caso a capacidade máxima do local seja atingida, a entrada será interrompida mesmo para as pessoas que estiverem com ingresso.
LEIA TAMBÉM:
Saiba como foi o primeiro Festival Negritudes Globo em Salvador
O que é ser negro na Bahia? Veja depoimentos de artistas e personalidades
Eu Te Explico #116: Pretas que inspiram - a importância das mulheres na luta antirracista
Festival Negritudes Globo acontece hoje em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻