Moradora espancada por zelador em Salvador está em coma; suspeito também ateou fogo em prédio
28/08/2025
(Foto: Reprodução) A moradora que foi espancada pelo zelador em um prédio no Rio Vermelho, em Salvador, está internada em coma em uma Unidade de terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral do Estado (HGE). A informação foi confirmada nesta quinta-feira (28), pela delegada responsável pelo caso, Zara Pimentel. O funcionário, que foi preso em flagrante, também é suspeito de atear fogo no prédio.
O crime ocorreu no início da manhã de quarta-feira (27) e é investigado como dano qualificado por utilização de substância inflamável e tentativa de feminicídio. Cinco testemunhas já foram ouvidas e relataram que o suspeito também ameaçou outros moradores do prédio.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
A vítima é uma professora de 41 anos. Ela foi encontrada desacordada por equipes do Corpo de Bombeiros, que faziam inspeções no prédio por causa do incêndio. O apartamento dela foi arrombado e o imóvel tinha manchas de sangue nas paredes.
Segundo Major André Moreira, subcomandante do 3º batalhão do Corpo de Bombeiros, a vítima teve diversos ferimentos no rosto, a ponto de não conseguir se comunicar com os socorristas.
Vídeo mostra momento em que zelador entra com galão de gasolina em prédio e incendeia imóvel em Salvador
Moradora registrou queixa de assédio contra o suspeito em livro de condomínio
Arquivo pessoal
Um ano antes do crime, em janeiro de 2024, a vítima registrou uma queixa de assédio contra o zelador no livro de ocorrências do prédio. Na ocasião, ela informou que o suspeito a havia convidado para tomar um vinho. (Veja o registro acima)
Uma amiga da professora, que não quis ser identificada, informou que o homem a assediava com frequência e que ela chegou a falar com a esposa dele sobre a situação.
"Ela disse que tentou cortar, mas não conseguiu. Ela também contou para a esposa dele, mas ela disse que o marido era evangélico e que era o 'inimigo o atentou'", relembrou.
Ateou fogo no prédio
Câmeras de segurança flagram momento em que zelador coloca fogo em prédio de Salvador
Câmeras de segurança instaladas no prédio filmaram o momento em que o suspeito chegou no local com um galão de gasolina.
Ele subiu pelo elevador e saiu em um dos andares. Em seguida, é possível ver que houve uma espécie de explosão e que a fumaça invadiu o equipamento.
Logo em seguida, o suspeito desceu para o playground do prédio e, em uma tentativa de fuga, pulou para a garagem. Ele ficou ferido, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e também levado para o HGE.
Ele foi ouvido pela polícia dentro do hospital e a prisão em flagrante foi deflagrada. Nesta quinta-feira, ele segue internado sob custódia na unidade e já foi feito o pedido de conversão da prisão em flagrante para a preventiva. Não há informações sobre o estado de saúde dele.
Moradores falaram em demitir zelador
Segundo os moradores, a possível motivação do crime foi uma conversa no grupo de mensagens do prédio, onde foi mencionada a possibilidade de troca de zelador. A conversa ocorreu na terça-feira (26), apenas um dia antes do incêndio.
A subsíndica, que não quis ser identificada, afirmou que o zelador trabalha no local há mais de 10 anos e mora com a família em um anexo que fica no térreo do condomínio.
Ainda segundo ela, o zelador tratava de forma diferente os moradores do prédio, mas não havia queixas graves associadas a ele. Para ela, o suspeito escolheu as vítimas quando despejou gasolina e ateou fogo nas portas dos apartamentos, pois apenas mulheres e idosos tiveram as portas incendiadas.
Prédio fica em bairro boêmio de Salvador
g1
LEIA TAMBÉM:
Empresário preso em Salvador por tentativa de homicídio se escondeu em ferro-velho
Idosa resgatada após mais de 50 anos sem receber salário foi separada do filho pelas patroas
Suspeito de matar professor universitário a tiros após briga de trânsito é preso em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻